ANNA KARENINA

Mais uma vez, sobrou fotografia. Os figurinos, como já era de se esperar, foram dignos de Oscar. Mas faltou o básico na nova versão de Anna Karenina: emoção. Excluindo-se os minutos iniciais, quando o espectador ainda se diverte entre cenários móveis e movimentos coreografados (os bastidores do “teatro” onde se passa a história ficam evidentes em vários momentos), ou com a atuação bem-humorada de Matthew Macfadyen (no papel do irmão Stiva), as outras duas horas de filme são um convite ao sono.

Anna-karenina

O romance clássico de Leon Tolstoi, de 1877, discute o papel da mulher durante o regime czarista: sempre destinada e ser esposa, viver com um homem bem mais velho e ser constantemente vigiada em intermináveis festas e bailes da alta sociedade. Pelo que nos mostra o filme de Joe Wright, o casamento arranjado não era exatamente uma lei, mas uma prática de quase todas as famílias. O mesmo valia para o divórcio, aceito como possibilidade legal, mas nunca social.

E é sobre esse ponto que se debruça “Anna Karenina”. Anna é uma mulher de atitude, à frente do seu tempo, que decide se divorciar e viver um amor verdadeiro (será?). Bem, ela não consegue o divórcio, mas nem por isso deixa de perseguir seus objetivos: assume o amante e o esposo, simultaneamente. E tem filhos com os dois.

A saga de Keira em busca de sua Anna é um capítulo à parte: ela se esforça (mais uma vez) em dar vida e sangue à mulher obsessiva, determinada, indignada e em muitos momentos histérica. Mas onde está a Anna Karenina humana, persuasiva, cativante para o leitor/espectador? Dificilmente nos sentimos tocados pela sua situação e, por mais abertos que sejamos em relação ao adultério, não conseguimos torcer por ela. O cansaço só termina na famosa cena do trem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s