Vida Social

– Tomei uma decisão – Disse, ansioso, numa mensagem de whatsapp.
– Qual? – Perguntei, aflita. Largaria o trabalho? Inscreveria-se num curso de gastronomia? Tiraria um ano sabático para viajar?
– Vou deletar meu Facebook.

Duvidei, mas não era blefe: no mesmo dia, todas as suas fotos, páginas profissionais e comentários acalorados sobre futebol desapareceram da minha timeline, como se nunca tivessem existido. Senti um vazio estranho, mas logo veio outra mensagem piscar no meu celular: “Não se preocupe, ainda estou aqui”.

Que estranho é esse mundo virtual… Mergulhamos tão fundo em suas redes que começamos a duvidar de nossa própria existência fora delas: se eu deletar minha conta, para onde irão todos os meus amigos? E minhas ideias, que farei com elas?

Os motivos para a decisão foram os mesmos de quase todas as pessoas que se revoltam com a rede: ele descobriu que sua vida não era tão privada assim; que a vida de outros era escancarada à sua frente; que discussões tomavam rumos muito mais ameaçadores quando não eram face-a-face; que checar as notificações a cada minuto se tornara prioridade.

Nem tudo é negativo. Dependendo das escolhas, o Facebook pode ser um ponto de encontro para debates, ou uma vitrine para seu trabalho, ou uma forma rápida de organizar eventos. Mas algo está errado quando se passa a tirar fotos pensando num perfil e nos comentários imediatos, e não numa recordação para toda a vida. Algo está muito errado.

Depois de alguns dias, a saída dele não me impressiona mais, mas sim o fato de que praticamente ninguém notou – exceto aqueles a quem ele já tinha contado. É compreensível: entre toneladas de fotos de animais, galerias nostálgicas, frases motivacionais, piadas, debates políticos, selfies e opiniões não requisitadas, fica mesmo difícil identificar quem está ali de corpo e alma, quem olha, mas não posta, quem tem a conta, mas não usa e quem jogou tudo para o alto e não quer mais saber de virtualidades.

A questão que fica é: quem estará ali quando você deletar sua conta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s