Crítica: “Mistress America” traz de volta aos cinemas todo o charme da colaboração entre Noah Baumbach e Greta Gerwig

Comédias inteligentes são tão deliciosas quanto raras. Para quem aprecia esse estilo de humor mais “cabeça”, o jovem diretor nova-iorquino Noah Baumbach (“Frances Ha”) tem se revelado um oásis no oceano de mediocridades, como um Woody Allen ou um Wes Anderson que, periodicamente, aparecem para provocar o espectador. “Mistress America”, seu novo filme, chega aos cinemas neste mês, trazendo mais um punhado personagens irresistíveis e piscadelas intelectuais.

mistress

O filme repete a parceria entre Baumbach e a atriz/roteirista Greta Gerwig, sua companheira na vida real. Ela interpreta Brooke, uma garota de trinta anos que é a essência de Nova York: inquieta, popular, empreendedora, generosa e completamente perdida na vida. Sua personagem é ao mesmo tempo uma inspiração e um desafio para a jovem vivida por Lola Kirke, Tracy: uma universitária que acaba de se mudar para a cidade para estudar, mas que ainda não encontrou seu lugar.

O diretor acompanha o ponto de vista de Tracy, desde o momento em que ela é rejeitada por um clube literário da universidade e descobre que o garoto de quem gosta está namorando outra. Insegura, ela procura a ajuda da filha do noivo de sua mãe: Brooke. As duas passam apenas algumas horas juntas, mas já é o suficiente para que Tracy se encante com o estilo de vida da futura irmã e encontre inspiração para começar um novo livro.

O longa brinca com expectativas e realidades e vai balanceando o peso das duas protagonistas – ora é Brooke que comanda as ações, ora é Tracy. Podemos ver, ainda, a evolução delas ao longo do filme, o que enriquece ainda mais a história. Conseguirá Tracy ser aceita no clube? Conseguirá Brooke abrir seu restaurante? Algumas surpresas aguardam o espectador.

“Mistress America” foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e estreia no circuito comercial no dia 19 de novembro.

Texto publicado originalmente no Guia da Semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s