Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso (George Clooney, 2017)

Talvez você nem tenha ouvido falar de “Suburbicon: bem-vindos ao paraíso”, mas o novo filme de George Clooney como diretor estreia no próximo dia 21, concorrendo bravamente com “Star Wars – Os Últimos Jedi” e com o musical “O Rei do Show” – aquele, com o Hugh Jackman – que estreia no Natal.

Estrela por estrela, é quase injusto comparar Jackman com o Matt Damon de “Suburbicon” ou com o próprio Clooney – mais popular em outros tempos. Mas os nomes de Joel e Ethan Coen nos créditos atraem alguma atenção e a presença de Julianne Moore e Oscar Isaac somam lá seus pontos.

É uma pena que o filme, em si, não justifique a ousada competição. Ancorado numa trama policial envolvendo uma vizinhança fútil dos anos 60, “Suburbicon” tem o sabor de um roteiro requentado dos Coen, um que eles já realizaram com mais sucesso em outros filmes ou que simplesmente engavetaram como um rascunho ruim.

A comédia gira em torno da família Lodge, encabeçada por uma mulher de mente aberta (o que fica forçadamente claro quando ela pede ao filho que brinque com o novo vizinho, o único garoto negro do bairro), sua irmã-gêmea maluca e seu marido bobalhão. Uma noite, a casa deles é invadida por dois assaltantes e um dos moradores é assassinado. Tem início o tradicional labirinto de erros que tornou célebres seus roteiristas, aliado a uma crítica social completamente deslocada.

Talvez o filme funcionasse melhor em outros tempos, quando um público menos calejado ainda se espantaria com a hipocrisia dos homens brancos americanos e com seu preconceito racial tão exaltado. Porém, num mundo que já viu Donald Trump se tornar presidente, experimente trocar “espanto” por “tédio” e você terá uma descrição mais acurada do que é este lançamento. Em “Suburbicon”, não há surpresas, não há imprevistos. Só mesmo a exaustão de um passo-a-passo que já conhecemos, de um mistério que já resolvemos sem dificuldades na primeira cena. E as fantasias sem graça de uma vizinhança suburbana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s