Aquecimento Globo de Ouro 2018 – protestos, polêmicas e filmes que você não viu

Neste domingo, 7 de janeiro, acontece o primeiro dos grandes eventos televisionados do ano em Hollywood, aquecendo os motores antes da cerimônia do Oscar, no dia 4 de março. A partir das 22h, o canal TNT exibe a premiação do Globo de Ouro – festa normalmente mais despojada e desbocada do que as outras, que pode render alguns dos melhores discursos e puxadas de orelha que veremos nos próximos meses entre atores, atrizes, diretores e produtores.

Antes de assistir, confira alguns fatos que devem marcar a premiação deste ano:

Pretinho Básico

Este ano, o tapete vermelho promete ser dominado por uma única cor: o preto. A opção, desta vez, não tem nada a ver com a moda, mas sim com um movimento chamado “Time’s Up”, liderado pelas mulheres de Hollywood (mas, também, apoiado por muitos homens). A proposta é usar o preto para chamar a atenção para o fundo, criado para apoiar pessoas que foram vítimas de assédio no ambiente de trabalho, especialmente aquelas que não podem pagar para se defender na justiça. A iniciativa vem em sequência do movimento #metoo, que revelou a dimensão da cultura do estupro e do abuso sexual não apenas no cinema, mas em todas as áreas, após denúncias envolvendo o produtor Harvey Weinstein.

Diretoras esnobadas

Uma das maiores gafes do Globo de Ouro 2018 já aconteceu antes mesmo de a cerimônia começar. Ao anunciar os indicados, a organização deixou de fora nomes fortes como Greta Gerwig (responsável pelo filme “Lady Bird”, dono de uma das melhores avaliações de todos os tempos no site Rotten Tomatoes), Patty Jenkins (“Mulher Maravilha”), Kathryn Bigelow (“Detroit em Rebelião”) e Dee Rees (“Mudbound”), preferindo apresentar uma seleção exclusivamente masculina e branca. O diretor e roteirista Jordan Peele, criador de “Corra!”, também não recebeu indicações, apesar de seu filme figurar entre os principais indicados.

Termômetro do Oscar?

Todos os anos, paira no ar essa sensação de que o Globo de Ouro é a primeira de muitas premiações que antecedem o Oscar e, por isso, serve como um “termômetro” para sabermos quais são os filmes mais badalados do momento. Isso, porém, não é de todo verdade: apesar de destacar um conjunto semelhante de títulos, o Globo de Ouro tem um júri completamente distinto dos prêmios da Academia. Aqui, quem vota é a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood – ou seja, jornalistas de todo o mundo sediados nos Estados Unidos – enquanto, no Oscar, quem vota são os profissionais da indústria (atores, produtores, diretores, fotógrafos, etc…).

Categorias polêmicas

Um dos grandes problemas do Globo de Ouro é a escolha por dividir os candidatos em duas grandes categorias: “Drama” e “Comédia ou Musical”. Obviamente, uma divisão dessas não é capaz de abraçar todos os gêneros e não é raro um filme ser incluído na categoria errada (como “Corra!” e “Lady Bird” que, este ano, entraram na segunda lista). Para piorar, todos os filmes descritos como “Comédia ou Musical” acabam perdendo prestígio em relação aos de “Drama”, gênero tradicionalmente considerado mais “sério”.

Filmes que você ainda não viu

Alguns dos longas mais comentados de 2017 estão na lista de indicados ao Globo de Ouro 2018, mas a maioria deles ainda não foi lançada comercialmente no Brasil – já que o mercado, por aqui, costuma reservar os meses de janeiro e fevereiro para os “filmes de Oscar”, quando não março.

Dos dez indicados a “Melhor Filme”, sete ainda não estrearam: “Me Chame Pelo Seu Nome”, de Luca Guadagnino, chega aos cinemas dia 18 de janeiro; “O Artista do Desastre”, de James Franco, e “The Post – A Guerra Secreta”, de Steven Spielberg, estreiam no dia 25. Já “A Forma da Água”, de Guillermo Del Toro, está marcado para 1º de fevereiro, enquanto “Lady Bird”, de Greta Gerwig, “Eu, Tonya”, de Craig Gillespie, e “Três Anúncios Para Um Crime”, de Martin McDonagh, estreiam todos no dia 15 de fevereiro.

Confira a lista completa de indicados aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s