Mostras e festivais

Nem só de grandes estreias nos cinemas ou recomendações da Netflix vive o calendário cinéfilo no Brasil. Mostras de cinema também são essenciais para que o público possa conhecer obras raras, redescobrir diretores antigos, se familiarizar com o cinema de outro país ou surpreender-se com as novas gerações. Com os problemas da pandemia, muitos eventos migraram para plataformas online, e agora estão disponíveis ao alcance de um clique – muitas vezes, de graça!

Confira algumas das mostras e festivais em cartaz no momento:


VI cine jardim

Em agosto, o Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim, em Pernambuco, realiza sua sexta edição rompendo as fronteiras locais e tornando sua programação acessível a todo o país, por meio de exibições online. O festival deste ano tem como tema Cinema e Educação e recebe 33 curtas e seis longas, com destaque para a celebração dos 25 anos do filme “Corisco & Dadá”, do cearense Rosenberg Cariry.

Onde? http://cinejardim.com
Quando? 09/08 a 28/08
Quanto? Gratuito


mostra luta yanomami: cinema como aliado

Entre julho e agosto, o Sesc Digital recebe uma seleção de curtas, médias e longa-metragens produzidos tanto por diretores yanomami quanto não indígenas, que mostram a realidade das comunidades de um dos maiores povos nativos do Brasil. Integra a programação, ainda, o documentário A última floresta, de Luiz Bolognesi, premiado no festival de Berlim.

Onde? sescsp.org.br/lutayanomami
Quando? 30/07 a 13/08
Quanto? Gratuito


Festival do Rio no telecine

O serviço de streaming do Telecine firmou uma parceria maravilhosa com o Festival do Rio, que não teve edição em 2020 e agora organiza essa exibição online como uma “edição especial”, antes que a de 2021 de fato aconteça. Entram no catálogo 15 filmes de nove países diferentes, incluindo concorrentes e ganhadores do Oscar 2021, como Druk – A última rodada, Bela vingança e Quo Vadis, Aida?. Cada título ficará disponível por 24 horas, da meia-noite de um dia à meia-noite do outro.

Onde? telecine.com.br
Quando? 17/07 a 31/07
Quanto? Gratuito para assinantes (há opção de 30 dias grátis para quem ainda não é)


My French Film Festival – Cannes Edition

Quem gosta de cinema francês já deve conhecer o tradicional MyFrenchFilmFestival – festival online e gratuito que acontece simultaneamente em diversos países, trazendo filmes recentes e francófonos com legendas em vários idiomas (português inclusive). Este ano, o evento será temático e exibirá 12 longas e 12 curtas que já passaram pelo Festival de Cannes, entre a Seleção Oficial, Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica ou ACID. Para inaugurar a edição, o documentário “Mr leos caraX”, de 2014, mostrará mais de perto o cultuado diretor Leos Carax, que abrirá Cannes 2021 com “Annette”.

Onde? www.myfrenchfilmfestival.com/pt/
Quando? 6/07 a 17/07
Quanto? Gratuito


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s